terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uvas e Vinhos Italianos - Campania Parte 2 - Fiano di Avellino.


Estamos na Irpinia, terra de muitos vales e colinas serpenteados por pequenos rios, terra pobre de origem vulcânica com calcário e sais minerais: lugar perfeito para produção de uva e vinhos de qualidade. E é aqui, mais propriamente em Avellino, que se produz um dos vinhos brancos mais famosos da Itália: o "Fiano di Avellino", cercado de lendas e histórias.


Parece que seu nome, batizado por Plínio, vem do latim "uve apiane" e da cidade natal dele Apianus, devido á grande presença de abelhas quando seus bagos estão muito doces. Por similaridade seu nome pode dever-se ainda a variedade de maçã (Appiana da tal Appio) e de um antigo ponto de referência local o Apia del Peloponneso.

Também chamada de "uva latina" para se diferenciar da greco di tufo, pode ser chamada de Apiania e inclusive impressa em seu rótulo".É uma videira forte e robusta dando cachos piramidais de tamanho médio, com uvas de cor amarela de casca grossa.

Fiano di Avellino foi elevado a condição de D.O.C.G na Gazzetta Ufficiale n. 180 de 5-8-2003, e permite-se adição de no máximo 15% de Coda di Volpe bianco e Trebbiano toscano fino.

Características organolépticas:

Vinho de coloração amarelo palha . Nariz frutado com pêssego e frutas tropicais e secas como nozes tostadas. Harmoniza-se bem com pratos á base de peixes e frutos do mar, carnes brancas e simplesmente com aperitivo.

http://www.feudi.it/

http://www.comuneavellino.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário